quinta-feira, 30 de agosto de 2012

De Olho em Cascavel!


Seletiva do Brasileiro de Cavados?
Embora escute na mídia que o molde do campeonato divulgado não é oficial, seguimos com algumas dúvidas:
1) Os quatro primeiros do último Estadual Especial não têm mais vaga para o Brasileiro? Nem os quatro primeiros da última Taça Rio Grande do Sul?
2) De que adianta o ranking da FGFM? Esta seletiva não colocou todas as associações  no mesmo patamar, extirpando as vantagens (número de vagas) de liderar o Ranking de Cavados da FGFM já há algum tempo?
3) na Bahia haverá seletiva para o Brasileiro de Lisos? A regra não é a mesma?

Levanto estas questões apenas para pensarmos um pouco. Falando pela ARFM, achamos injusto o Michel Bresqui (atual vice-campeão da Taça RS) ter sua vaga - a qual foi conquistada na mesa - ser posta em risco, disputando uma fase "Pré"... Outro fato inadmissível é ter sido desconsiderada as vagas da ARFM para esta competição. Como assim? Pelo molde do campeonato, foi aniquilado o ranking da FGFM e suas tradicionais distribuições de vaga...

O Brasileiro de cavados foi separado do de Liso após uma reunião e posterior aprovação, o que é certo.  Mas, quem estava na reunião que aprovou a "seletiva"? Sobram dúvidas, faltam respostas! Mas, baseado em nosso slogan, mais uma vez vamos mostrar que "somos fortes porque somos unidos!"

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ARFM News



Ontem, houveram poucos jogos na ARFM. Alguns compromissos profissionais alijaram nossos botonistas da rodada, e uma das mesas de liso estava passando por uma "manutenção" assinada pelo botonista J. Cláudio (Afumerg). Tais intercorrências comprometeram a realização de vários jogos. Enfim, confiram abaixo os jogos realizados:

Cavados!
1) Leonardo 0 x 0 Azevedo
2) Silvio 1 x 0 Mário
3) Eduardo 0 x 0 Leonardo

Pela modalidade na qual temos o melhor botonista do Estadual Especial há SETE anos, destaque para o sempre inoperante ataque de Leonardo Magnata, e para a vitória óbvia de Silvio Messi Silveira sobre o nosso Presidente (agora apelidado de Nelson Rubens! Que injustiça...).

Lisos!
1) Silvio 2 x 0 Jeferson
2) Azevedo 2 x 0 Ademir
3) Alex 2 x 0 Silvio

Pela modalidade na qual temos o melhor botonista do Estadual Especial há DOIS anos, destaque para o jogo de ida da final da 3ª Etapa, no qual Alex venceu Silvio por dois gols. Destaque também para a notória adaptação de Sandro Azevedo à modalidade, classificando-se com sobras em sua chave, batendo medalhões como Luis Rodalles e Jota Bahia e ontem vencendo Ademir por 2 x 0. Azevedo caminha a passos largos na modalidade!

= = = = = = = = = =

A Lenda
Ronir Oliveira encontrou em seu "baú" as fotos de suas áureas conquistas dos anos 80. O monóculo referente ao Estadual Especial de 1984 está parcialmente deteriorado, porém o da Taça RS de 1989 está em perfeita condições! Juntamente com estes preciosos achados botonísticos, encontrou monóculos dos pontos turísticos de Passo Fundo, segundo a Lenda, sua segunda casa! 

= = = = = = = = = =

Foco, Força e Fé

O Brasileiro de Cavados se avizinha, e nossa delegação já está na pontas dos cascos! Viajaremos na Quinta-Feira (06/09) rumo ao oeste paranaense (Cascavel) com a seguinte delegação: Alex Degani, Duda Santos, Michel Bresqui e Eduardo Buzina! Teremos a responsabilidade de defender nosso título de Bicampeão Brasileiro de Clubes! Peleia difícil à frente...

Hoje é mais uma noite de treino para o time que irá a Salvador, em Novembro próximo, disputar o Brasileiro Individual e o Brasileiro de Clubes, ambos de Liso! Iremos embarcar a Terra de Todos os Santos (inclusive o Duda!) com Alex Degani, Eduardo Santos, Jota Bahia e Michel Bresqui!
Diógenes (BA) e Danilo (BA): alvos da FGFM e da ARFM!

= = = = = = = = = =

1 abraço a todos, em especial ao...

domingo, 26 de agosto de 2012

60ª Coluna do Presidente



Bem amigos! Como diria conhecido comentarista/locutor (ou vice-versa):

A batalha nos escombros - No cenário apocalíptico do estádio da beira do rio, perfeitamente delineado com o fim dos tempos que se avizinha no dia 21/12, disputou-se a peleia sul-rio-grandense. Para tristeza do Silvinho, que não poderá mandar seus tradicionais torpedos pós-jogo e para alegria do Michel, gremista-fundamentalista-xiita-islâmico, o tricolor logrou êxito no derby. Particularmente, não assisti ao jogo e não tive vontade de fazê-lo, fiquei adstrito aos compactos e aos comentários após o jogo. Ao que pareceu, o Grêmio foi o botonista que, jogou fechado, aproveitou a falha do adversário que cedeu um dois toques, e ganhou o jogo. Pelo que os expertos esportivos comentam, o Tricolor foi um time mais organizado, enquanto o Saci Levantador, descaracterizado pela escalação do lateral Kléber na meia cancha, não teve um padrão tático capaz de pressionar proveitosamente seu adversário, em que pese a chance clara perdida por Diego Forlán.
Na minha percepção o Grêmio possui um time definido, porém um grupo com não muitas opções, o que poderá vir de encontro às suas pretensões, haja vista tratar-se de um longo certame. Por outro lado, o Inter conta com bom “pé-de-obra”, porém lhe falta organização, bem como que todos os jogadores estejam à disposição do pseudo-treinador Fernando Lúcio da Costa. Contudo, como resta ainda um turno inteiro, o campeonato ainda está em aberto, ainda que eu ache simpático que o Atlético Mineiro seja campeão, já que seu único título foi somente em 1971.

Enquanto isso – No esporte da taubinha muito legal o cromo do Duda no gothegol, é o Duda Caps Lock, pois escreve sempre em caixa alta, do jeito que ele fala certas vezes. Agora eu vou contar um fato que o Duda não contou, ele era apaixonado por um time do Vasco da Gama, que pertencia ao Seu Élson Chagas Corrêa (já falecido). O Duda chegou a chorar (tá certo que ele era mandinho na época), por causa do time. Eram os botões mais horrorosos já concebidos, o distintivo era pintado de canetinha hidrocor, os botões eram colados com araldite, de forma tosca, além de serem imensos e ainda por cima o seu Élson só tinha dois cavadores, mas o Duda ficou louco pelo time, coisa de guri.

História bizarra – Porém verdadeira! Eu nunca ouvi falar em nada parecido, mas enfim! O ogro da ARFM tinha um FIAT TIPO, daí ele “deu uma carona” até um motel para um ex-associado (o sujeito mais ladrão que se tem notícia no mundo do botão) e uma gatinha. Só que o ogro, obviamente por ser ogro, foi levar o casal com a intenção de faturar também a gatinha. Lá chegando, o casal começou o figthing e o ogro, vendo aquela cena e quase não se aguentando, mal colocando seu instrumento de trabalho na saída de emergência da pobre moça, já foi expelindo seu fluído sobre o casal, quando a dita cuja proferiu a seguinte frase: [...] Ih vizinho tá me gozando toda aí....!!! 

sábado, 25 de agosto de 2012

Biênio 2011/12


Em 2012 a ARFM repete as conquistas de 2011. Em ambos os anos, papamos o Estadual Livre, o Estadual Liso e o Estadual por Equipes Livre. Falta apenas o Brasileiro de Clubes para repetirmos o ano glorioso de 2011. Mas, como bem diz a canção de Edgar Scandurra, "Eu Quero Sempre Mais!". Ainda temos em aberto as disputas do Brasileiro em Cascavel (Cavado Individual e de Clubes), do Brasileiro em Salvador (Liso Individual e de Clubes), e da Taça RS (Livre e Liso). Avante Riograndina!

Mas, quais são as diferenças de 2011 e 2012? 
Positivamente, o que contrasta estes anos é que em 2012 - ao contrário de 2011 - conseguimos formar uma equipe para disputar o Estadual de Equipes Liso, no qual ficamos na honrosa terceira posição, e ainda iremos a Salvador disputar nosso primeiro Brasileiro de Clubes Liso. Os pontos negativos que nos fazem discernir 2011 de 2012 são (1) nossa não participação do Estadual Sênior e Junior - tanto de Liso como Cavado - o que muito nos entristece e (2) não termos participado do Centro-Sul Brasileiro, no qual tivemos ótimos resultados em 2011.

 = = = = = = = = = =

Estadual de Equipes Livre 2013!

Mal saboreamos os louros da vitória no Equipes deste ano e já estamos com a cabeça voltada para o ano que vem! Vamos sediar esta competição e, além disso, vamos defender o "caneco" e ter a chance de fazer história, pois nunca uma associação foi efetivamente Tricampeã! E, se nossa torcida já é grande longe de nossos pagos, imagina na "Bombonera"! Já sonhamos com a comemoração "A Riograndina vai sair campeã!"

Li recentemente na Coluna assinada por Cristian Costa no GotheGol que "Essa avalanche de conquistas projeta o maior Estadual de Equipes de todos os tempos no ano que vem na casa deles. Serão dezenas de equipes tentando levar o que tem de mais forte para encerrar o maior ciclo vitorioso de uma entidade no futebol de mesa do RS". Compactuo com as palavras deste exímio botonista. Mas, quanto a "encerrar o maior ciclo vitorioso", prefiro acreditar no final do filme abaixo:

Torço para que todas as associações tragam o que têm de melhor, pois a competição só tem a ganhar em nível técnico. Aliás, faremos o mesmo... Quando começar o Campeonato Riograndino 2013, todos os botonistas ditos de ponta tem que estar jogando a modalidade Livre, para na mesa (como sempre é e sempre vai ser!) sabermos quem serão os cinco componentes de nosso time para este histórico desafio. Mas, já dá para sonhar com o seguinte time: Alex, Azevedo, Duda, Michel, Rodalles, Ronir e Silvio... Mas, tem gente sobrando! Será que a FGFM libera três curingas??

= = = = = = = = = =

Encerro este post com a seguinte frase: "Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos" (Michael Jordan)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ARFM News

Bom Dia,
 
Mais uma final ontem em nossa associação, pela categoria livre decidiu-se a 3° etapa, na grande final duelaram-se o tetra campeão estadual Silvio Silveira e o falastrão Sandro de Azevedo, Silvio possuía a vantagem do empate pela melhor campanha na fase classificatória e também obviamente por ele mesmo fazer o carnê, em um jogo morno nosso tetra não decepcionou e venceu a partida pelo placar mínimo, com uma grande ajuda de Azevedo pois seu gol foi contra numa cavada pela ponta, Silvio agora lidera o ranking de cavados 8 pontos a frente do segundo colocado que é Sandro de Azevedo, será que disparará ou alguém conseguirá detê-lo... Silvio (difícil falar em primeira pessoa, será auto-promoção??) consegue o feito de disputar 5 das 6 finais neste ano, 2 nos cavados e 3 nos lisos, a partir de segunda começará a disputar a final de liso contra nosso bi bi campeão estadual (cavado e liso) Alex degani, isto é incrível!!!!
 
Pelos lisos o destaque fica por conta da vitória de Azevedo versus nosso querido baiano João Garima também pelo placar mínimo, Azevedo que também já havia vencido Rodalles dispara na liderança do Grupo 3, é isso aí Azevedo vamos encarar os medalhões de peso (literalmente)...
 
Segue os demais jogos: Livre - Sandro G. 0x0 Guga, Ronir 2x2 Ademir, Leonardo 2x0 Guga, Ronir 2x0 Leonardo, Michel 3x1 Sandro G.
 
Segue abaixo ranking atual de cavados: A luta pela disputa da taça RS está aberta.
 
Silvio
24
Azevedo
16
Michel
15
Ronir
15
Eduardo
12
Leonardo
11
Mário
10
Sandro G.
7
Guga
7
Cristiano
5
Perazo
1
 
Um forte abraço a todos e o desejo de um ótimo final de semana.
 
Silvio

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bolão do Casartelli

No sábado a noite, já nas aconchegantes dependências de Alam Casartelli, foi realizado uma requintada parilla regada a muita Stella Artois, Budweiser e Norteña... Com o desenrolar da noite, todos os presentes resolveram travar um "bolão" para apostarem quais seriam os classificados dos jogos que tinham sido formados nas oitavas-de-final...
Regra: devia-se acertar o classificado e, em caso de mais de um apostador empatado, venceria aquele que tivesse acertado o placar da partida!

Os jogos eram os seguintes:
Jogo 1) Ronir (ARFM) x Diogo (AFUMERG)
Jogo 2) Alex (ARFM) x Cristian (AFM Caxias)
Jogo 3) Vinhas (Academia) x Curi (COP)
Jogo 4) Silvio (ARFM) x Marcio (AFUMERG)
Jogo 5) Maciel (AFM Caxias) x Elizandro (AFUMEPA)
Jogo 6) Índio (AFUMERG) x Pedrinho (Academia)
Jogo 7) Cristian (Geraldo S.) x Rogerinho
Jogo 8) Felipe (AFUMEPA) x Julinho (ABP)

Confiram os resultados de cada apostador (em amarelo a aposta correta do botonista classificado):
Ob: Silvio não participou das apostas por causa de forte lombalgia que o mesmo sentia aquela noite, devido a uma intermitente cólica renal que o molesta já há algum tempo.

Alex (4 acertos)
Ronir 2 x 0
Alex 0 x 0
Vinhas 2 x 0
Silvio 3 x 0
Elizandro 1 x 0
Pedrinho 1 x 0
Rogerinho 1 x 0
Felipe 2 x 0

Alam (5 acertos)
Ronir 0 x 0
Alex 1 x 0 
Vinhas 2 x 0
Silvio 3 x 0
Elizandro 1 x 0
Índio 1 x 0
Rogerinho 1 x 0
Felipe 0 x 0

Duda (5 acertos)
Diogo 2 x 1
Alex WO x 0
Curi 1 x 0
Silvio 2 x 0 
Elizandro 2 x 0
Pedrinho 2 x 0
Cristian Costa 1 x 0
Felipe 2 x 0 

Ronir (6 acertos)
Ronir 2 x 0
Alex 1 x 0
Vinhas 0 x 0 
Silvio 2 x 0
Elizandro 1 x 0
Índio 0 x 0
Cristian Costa 0 x 0
Felipe 0 x 0

Buzina (7 acertos)
Ronir 1 x 1
Alex 1 x 0
Vinhas 2 x 0
Silvio 2 x 0
Maciel 0 x 0
Índio 1 x 1 
Cristian Costa 2 x 1
Felipe 1 x 0

Michel (5 acertos)
Ronir 2 x 1
Alex 0 x 0
Vinhas 2 x 0
Silvio 3 x 0
Elizandro 2 x 0
Pedrinho 2 x 0
Cristian Costa 1 x 0
Felipe 2 x 0

Portanto, Buzina foi o vencedor do bolão e nos próximos dias receberá a sua premiação (R$ 60,00)! Parabéns Buzina!

= = = = = = = = = =

Definida a Final da 3ª Etapa de Lisos
Foto desatualizada: sobram duas muletas e faltam dois dedos!
Nas semi-finais, tivemos Alex eliminando Jota Bahia e Silvio passando por Rodalles. Vamos detalhar um pouco o confronto mais parelho... Rodalles havia vencido Silvio por 2 x 1 no jogo de ida e, adivinha? Silvio mal comemorou o caneco máximo dos cavados, pegou os rápidos e eliminou os "meninos da vila" de Rodalles vencendo a partida por 2 x 0. Chegamos a final da Terceira Etapa de Lisos, mas o jogo derradeiro é sempre o mesmo: a Alemanha de Degani contra o River Plate de Silvio. É chegada a hora dos outros botonistas reagirem, principalmente os lisistas Jota (Chelsea), Rodalles (Santos) e Duda (Cruzeiro)!

1 abraço a todos os web-leitores, em especial a ARFM Top One!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Coluna do Presidente (59ª Edição)

Como diria o mestre Nélson Rodrigues, diante do “óbvio ululante”, o assunto não poderia ser outro:
E LA RIOGRANDINA SALIO CAMPEON!!! Sem querer ser presunçoso, porém sendo pela força das circunstâncias, o Jota tinha razão, deu Silvinho na cabeça. A velha anaconda foi enroscando seus adversários e passando por cima de todo o mundo. Na final, enfrentou um cara boa pinta, boa gente, baita baterista (da linha do Freddie Gruber) e que, joga bem liso e cavado (se o título ficasse com o Marcelo estaria em boas mãos), parabéns para o Marcelo Vinhas. Mas nosso “homem berinjela” estava impossível. Parabéns também ao amigo Índio pela bela quarta colocação (O Jorgito é teu filho sim, tu joga mais que ele e ponto). Nossos demais representantes fizeram também uma boa campanha. O Magnata, por exemplo, foi no Outback e no Barranco. O Ronir (“A Lenda” ou “O Bônus da Chave”, ao que parece, fez a melhor campanha dos últimos cinquenta anos. O Duda esteve entojado, depressivo para o cavado, se encontrou no liso. O psicopata, mesmo com time emprestado, se auto-promoveu. quase chegou e, ainda por cima, eliminou favorito. Buzina, jogou um jogo sensual, do nível do seu corpo e fez boa campanha. Texugo, nos vídeos que eu vi tava sempre com cara de cú (eu falei pra não levar namorada que ia dar merda), mas ao fim e ao cabo, ganhamos mais essa.
            O Michael Phelps e o Usain Bolt me mandaram email, eles querem se associar, eu fiquei de analisar os pedidos e responder em momento posterior, pois quantidade não é qualidade. Importante que a comunidade do botão saiba que, mesmo com o tetra do Silvinho, sua faixa foi previamente carimbada por este humilde escriba que vos tecla, que disparou dois sapecas iáiás no multicampeão, fazendo quatro gols e não levando nenhum. Se não fosse por isso, com certeza ele não teria sido campeão.
 A origem de cobra – Ainda pequeno, a Tia Gladys pediu que o Silvinho fosse na feira e comprasse uns legumes, dentre eles, duas melancias, Aí o P. maluquinho pergunta pra mãe dele: mas aonde que eu trago as melancias mãe? Daí ela responde de forma peremptória: Ora meu filho, na cuequinha!!!
            Seja como for, afora as brincadeiras, estão todos de parabéns, o futebol de mesa é congraçamento, amizade, a disputa do campeonato, por si só, no mais das vezes é o que nos trás mais alegrias, rever os amigos, fazer negócios, contar piadas, passear, compensa mais do que o próprio resultado obtido. As amizades que são feitas no futebol de mesa são sólidas, verdadeiras e desinteressadas. A vitória e a derrota são meras consequências que não afetam nosso amor por esse joguinho que não deixa a criança que está dentro de nós morra. Vamos continuar jogando (liso, cavado, toque-toque, etc.), mas acima de tudo vamos jogar e garantir que esse esporte continue com os nossos filhos, e com os filhos deles, e com os filhos deles, e com os filhos deles. Uma boa semana a todos! 

= = = = = = = = = =

RBSTV na Gomes Freire
 Silvio Silveira gravou no início desta noite a matéria (que irá ao ar ao meio-dia de quarta-feira) alusiva ao seu Tetracampeonato Estadual. Após, a os associados (e algumas "patroas") se fizeram presentes com o intuito de parabenizar nosso campeão e juntos comemorarmos mais este êxito alcançado. Houve "festinha" com direito a bolo e tudo (inclusive com uma velinha número 4, como mostra a foto da coluna do nosso Mário Ribeiro).

domingo, 19 de agosto de 2012

Deu a Lógica

Silvio (Campeão), Vinhas (2º), Felipe (3º) e Índio (4º)
 O título deste post pode parecer repetitivo, pois foi usado também no último Estadual por Equipes Livre, mas resume o resultado final do último Estadual Especial Livre. Silvio Silveira sagrou-se Tetracampeão sobrando nas mesas, confirmando que é, já há algum tempo, o melhor botonista do RS. Certo? Contra fatos não há argumentos. Silvio Silveira é, inquestionalmente, o Lionel Messi do Barcelona das mesas (uma analogia também inquestionável!).

Nosso mito das mesas fez um campeonato sui generis. No sábado, passeou pra cima de seus adversários, tendo se classificado de forma invicta e com a melhor campanha. No domingo, não foi muito diferente. Nas oitavas-de-final, venceu Márcio (Afumerg) e, nas quartas-de-final, empatou em 1 x 1 com Diogo (Afumerg), o que foi suficiente para carimbar sua classificação. Na semi-final, venceu Índio (Afumerg) pelo placar mínimo e rumou para a finalíssima com a vantagem do empate. Na final, superou o gigante que atende pelo nome de Marcelo Vinhas (Academia) por 2 x 0. Parabéns Silvinho!
Segundo gol do Silvinho na finalíssima!
Ao término do jogo, como de costume, ecoou no salão do Círculo Militar de Porto Alegre o já rotineiro "A Riograndina vai sair Campeã!". Aliás, não há hora melhor de nos auto-promovermos do que após a conquista de um caneco tão importante! Mais uma vez, ficou provado que somos fortes porque somos unidos!

Na foto abaixo, nosso web-leitor pode conferir o momento de entrega da premiação ao Lionel Silvio:
Com o perdão da palavra, esse time é foda! Uma verdadeira equipe... Literalmente, uma associação, pois congrega pessoas que têm interesses comuns: praticar futmesa e empilhar troféus na estante!

Como foi o rstante da delegação?

Leonardo mostrou-se competitivo e avançou até a segunda fase. Eduardo debutou em competições oficiais e também avançou até a segunda fase. Ambos mostraram naturalidade e não se abalaram com o espírito competitivo da FGFM. Estão no rumo certo!

Ronir fez uma campanha irretocável no sábado, chegando aos "mata-mata" com a melhor campanha ao lado do Silvinho. Inclusive, a Lenda chegou a dizer que não estava jogando, mas sim dando espetáculo, se auto-denominando de Cirque du Soleil. Mas, no domingo, mais pareceu o falido Vostok. Pois, foi vencido por Diogo (Afumerg) e deu adeus a competição!

Duda não estava para o jogo. Sem foco, e deixando transparecer em seu semblante um total desinteresse pela modalidade livre, foi eliminado na segunda fase. Disputou a competição estando afastado dos cavados há quase um ano. O resultado colhido não poderia ser muito diferente!

Alex ficou entre os 8 melhores do RS, mesmo não praticando a modalidade. Não iria jogar, mas surgiu uma vaga de última hora. Jogou bem mesmo não levando seus atletas (jogou com a Argentina do amigo Getúlio do COP), dando até para mostrar que seu futmesa não seu resume a auto-promoção...

Michel mostrou um futmesa muito aquém do seu habitual. Era, depois do Silvio, nossa maior esperança de caneco devido ao que vem jogando. Começou bem, embalado por bons resultados, mas foi barrado na segunda fase. Sua eliminação foi precoce, o que muito nos surpreendeu pois sabemos que tem bola para ser até campeão!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Estadual Especial Livre: nossa meta!

Mais um Estadual Especial se avizinha. Desde o longínquo ano de 1973, quando Vicente Sacco Netto (ACFM) conquistou os pampas gaúchos, este embate anual ocorre, sendo o mais tradicional campeonato do RS. E, nossa ARFM começou a escrever sua história no ano de 1984, quando a nossa Lenda Ronir Oliveira sagrou-se campeão, colocando a cidade de Rio Grande no mapa das melhores do RS.

Atualmente, dominamos o certame Livre no RS. Seja individual, seja por equipes, "la copa" vem para terras papareias. E, como tenho dito, contra fatos não há argumentos! Pois fazem 4 anos que ganhamos o caneco máximo e, como se não fosse o bastante, os últimos 6 campeões jogam na Gomes Freire! Realmente, uma bela credencial... Por isso, acredito que o caneco tem grandes chances de continuar conosco! Avante gurizada! Acreditem em vocês! Somos unidos e sabemos que isso nos fortalece em momentos decisivos. Lá estarei na torcida por vocês, um verdadeiro grupo que hoje muito me orgulho de fazer parte!



Avante ARFM!


Vamos fazer um Raio-X de nossa equipe e nossos representantes:

1) Duda: atual campeão, entra sempre como favorito, embora esteja afastado da modalidade. Se incorporar seu espírito raçudo na mesa, vai longe, e tem chance de repetir o feito!

2) Eduardo: já está jogando bem no Campeonato Riograndino, e se não sentir o peso da competição, tem bola para conseguir ficar até entre os 16 melhores do RS. Como está estreiando, joga sem compromisso e deve usar isto como seu trunfo.

3) Silvio: nossa maior esperança de levar o "ouro". Nosso tricampeão segue a passos largos na modalidade, tem um chute ao gol como poucos no Brasil, uma defesa sólida e inteligente. E, como se não bastasse... (sem malícia!!!!) em jogos truncados consegue gols antológicos "a bater"!


4) Michel: tem um jogo muito competitivo, embora às vezes pense que o resultado vem na marra. Se estiver concentrado, pensando o jogo, tem jogo suficiente para trazer o título para la hinchada.

5) Ronir: seu jogo parece uma faca de dois gumes... Com a Lenda é "Ou vai ou racha"! Primeiro campeão riograndino, está rachando há anos... Quem sabe não é esse que ele vai?!

6) Leonardo: trata-se de um botonista para compor o grupo. Disputará a primeira fase, apitará a segunda, tomará cerveja comigo na terceira e, daí em diante, tudo se resumirá a empreendimentos botonísticos de cifras milionárias.

= = = = = = = = = =

Campeonato Riograndino

Ontem o Campeonato Riograndino movimentou as mesas da Gomes Freire 717. 

Pelos cavados, destaque para Silvio Silveira, o qual passou por Ronir Oliveira e chega a mais uma final na modalidade. Aliás, a Anaconda empilha finais, seja Liso, seja Cavado.

Pelos Lisos, os dois melhores do RS em 2012 travaram mais um jogo, no qual Alex venceu pelo placar mínimo!

Confira abaixo todos os jogos ocorridos pelos cavados:
Ademir 0 x 0 Guga
Ronir 1 x 0 Eduardo
Sandro G 1 x 0 Mário
Silvio 0 x 1 Ronir
Leonardo 0 x 0 Sandro G
Ademir 0 x 0 Perazzo
Leonardo 0 x 1 Silvio

E pelos Lisos tivemos os seguintes jogos:
Michel 3 x 1 Perazzo
Guga 0 x 1 Jeferson
Alex 1 x 0 Duda
Guga 0 x 1 Eduardo


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Coluna do Presidente (58ª Edição)



Alô amigos que dão o prazer da leitura desta modesta coluna semanal!


Jogos Olímpicos – Finda a grande festa do esporte, algumas reflexões se fazem necessárias. A primeira delas é dar razão ao Cristian Costa, tens razão meu caro amigo, não podemos falar em fracasso, mas sim em insucesso, pois fracassa aquele que sequer tenta, que não sai de sua zona de conforto. A vitória e a derrota, no esporte, são irmãs gêmeas, podem acontecer a nosso favor ou contra nós, dependem de uma série de fatores que, muitas vezes fogem ao nosso controle. O importante é o empenho e o reconhecimento pelo esforço empreendido. Me marcou a frase do atleta do taekwondo Diogo Silva ao perder a medalha de bronze, quando referiu que, no Brasil, se você não possui uma medalha olímpica você não é nada, tendo que voltar para o buraco e cavar mais quatro anos para achar a luz do sol novamente. Com certeza valorizamos apenas os medalhistas e, às vezes, dependendo da cor da medalha, vide Cielo, vôlei masculino e é claro o famigerado futebol masculino, sequer as medalhas obtidas. Seja como for, o Brasil cumpriu seu papel até muito bem, considerando-se o fato de, na maioria da vezes não garantir à sua população condições mínimas de saúde, educação, emprego, segurança e etc., pode-se depreender como bastante apreciável a participação do Brasil nos jogos de Londres.


Enquanto isso – Fui medalhista de ouro na categoria maior fofoqueiro da associação, em enquete realizada por nosso querido editor, com a prata ficou Leonardo Magnata, muitos segundos atrás, e com o bronze ficou o MERCENÁRIO (com reclamações por parte deste pela colocação alcançada, achou injusto). De minha parte vou curtir minha medalha nas redes sociais.


João Garima “o falocêntrico” Nosso querido Jota Bahia está sofrendo de falocência, uma espécie de enfermidade psíquica que gera no portador uma atração pelo órgão genital masculino. No caso em comento, a berinjela de Silvinho, já que nosso “baiano” vez por outra faz elogios rasgados ao indigitado órgão do Sílvio. Contudo, já iniciou a terapia cognitiva comportamental e 100mg de Haldol. Torcemos pela recuperação de nosso lisista (antes que faça alguma bobagem).


Estadual de Cavados – No próximo final de semana a mais importante competição dos discos plásticos que deslizam sobre o barro. Promessa de grandes jogos, muitas polêmicas, enfim, aquilo que amamos, ou seja, não ter mais do que dez anos de idade mental. Coisa linda garoto!!!!!!!!!!!


Banimento ou jogada de Marketing – Terá sido JBR defenestrado pela censura federal ou será uma jogada de marketing para voltar aclamado pelos leitores? Quem pode saber, mas em qualquer hipótese, como dizia aquele velho deitado: se você acha que sim ou que não em ambas as situações você está certo.  Até! 

domingo, 12 de agosto de 2012

Coluna Liso da Bahia (12ª Edição)




INCAP Especial 2012
Campeão: Léo (Santo Amaro)
Vice-campeão: Têta (Salvador)
3º Lugar: Rogério (ACRA)
4º Lugar: Wellington (Salvador)
Da Esq/Dir: Léo, Têta, Rogério e Wellington



INCAP Sênior 2012  
Campeão: Carlos Alberto Mota(Associação Serrinhense de futebol de mesa)
Vice-campeão: Omar(Academia)
Terceiro lugar: Valter Ribeiro(Clube 2004 da Bahia)
Quarto lugar: Eugênio(Liga Aurélio Silva) 

Parabéns Carlos Alberto, que com um sério problema na coluna que já vem de alguns anos , com muito esforço conseguiu competir nas mesas sendo campeão! 
Da esq/dir: Eugênio, Valter, Omar e Carlos!
Campeão Carlos Mota sendo recebendo o troféu!


Torneio Independência da Bahia 2012  
Todo ano no dia 02 de julho é comemorado na Bahia a sua independência. Dia 02 de julho foi disputado na sede da Lapinha em Salvador, o torneio comemorativo da Independêndencia da Bahia, na mesma data da festividade. Premiações:

Categoria Especial
Campeão: Eldenísio Tosta (Clube de Futmesa da Liberdade)
Vice-campeão: Ivo (Lapinha)
Terceiro lugar: Fabrizio (Acra futmesa)

Categoria Sênior
Campeão: Valter Ribeiro (Clube 2004 da Bahia)
Vice-campeão: Luizinho (Lapinha)
Terceiro lugar: Paulo Machado (Associação Ilheense de futebol de mesa - Ilhéus-BA). 
A cidade de Ilhéus ficou mais conhecida a nivel nacional após a publicação, muitos anos atrás, do romance Gabriela escrito por Jorge Amado, cuja trama do romance se desenvolve na cidade de Ilhéus, interior da Bahia.


Acra futmesa
Os oito classificados no primeiro turno deste ano por ordem de classificação: Dudu, Lucas, Danilo, Rogério, Aragão, Waltinho, Fábio Lustosa, Marilton.

Confrontos pelas quartas-de-final do primeiro turno da Acra futmesa:
Dudu  1 x 0 Marilton     
Marilton 0 x 2 Dudu
Fábio 2 x 0 Lucas   
Lucas 2 x 0 Fábio
Waltinho 0 x 0 Danilo   
Danilo 4 x 0 Waltinho
Aragão 1 x 1 Rogério   
Rogério 1 x 0 Aragão

Semifinais
Lucas 1 x 0 Danilo
Danilo 2 x 2 Lucas
Rogério 0 x 0 Dudu  
Dudu 0 x 1 Rogério


Final do primeiro turno da Acra futmesa:
Lucas x Rogério
De forma irretocável e absotuta LUCAS RAMOS conquita o primeiro turno da ACRA FUTMESA. Sem tomar conhecimento da vantagem que levava para as finais, vence as duas partidas por 1 x 0 e 4 x 0 ROGÉRIO LIMA.
Cabe agora aos craques da ACRA correrem atrás do segundo turno, que por sinal já esta pegando FOGO! LUCAS E ROGÉRIO já estão de camarote para as finais de 2012!
Parabéns LUQUINHA pela conquista e por fazer parte de nossa Associação!

Lixamentos de botão para correr

Existem diversas formas de lixar botão para correr que dão certo, bem sucedidas, abaixo relatarei a que eu utilizo para lixar o que não a coloca como mais correta do que os outras formas de lixamento que dão certo, mas  a forma que eu executo e me dou bem lixando.

Comigo já aconteceu diversas vezes na minha vida botonística de vez em quando algum botão prender em campo. De 2004 para cá procurei muitos botonistas e também fabricantes de botão para me informar, pedir dicas.
Foi uma luta árdua, teve vezes no passado que eu achava que lixava muito bem e lixava mal, dominava a técnica parcialmente. Depois descobria que eu entendia parte da coisa e fazia mal feito e o mal feito acabava saindo bom!!! Eu lixava mais ou menos bem sem querer, por erro. Atualmente quando lixo meus botões para correr o método que eu utilizo tem dado certo comigo.
O método que aprendi foi que primeiro temos que colocar o botão reto em cima, caso ele esteja prendendo. Devemos tentar não colocar mais força  num ponto do que no outro o que é bem difícil, mas mesmo fazendo isso mais ou menos bem muitas vezes dá certo também, dá o efeito desejado. Não pode também ao lixar criar vácuo, então o centro não deve ser mais lixado do que o resto porque o botão vai prender devido ao vácuo.

Depois vem a parte que eu tive mais dificuldade: lixar de modo que o ar não fique retido em baixo do botão, lixar de forma que não crie vácuo. Tentei formas de lixamento que outros botonistas fazem lixando de forma eficiente, eu fiz igual ao que eles fazem mas por algum motivo o lixamento comigo não saiu bom. Depois de várias tentativas acertei a mão lixando da seguinte forma (aprendi com um amigo): costumo girar o botão em torno dele próprio em cima da lixa dágua molhada, vou rodando o botão ao lixar para ele não ficar torto, vou molhando a lixa e lixando. Dou uma lixada e vejo se já está bom, se melhorou, e insisto até ficar bom. Se não der resultado, pago a alguém para lixar para mim, na tentativa de dar certo por outro método.

Existem diversas outras formas diferentes que dão resultado, a que eu utilizo ao lixar, atualmente, é a forma descrita acima. Descobri que diferentes modos de lixar dão certo, outros criam vácuo. Gosto de deixar todos os botões do meu time liso correndo muito bem.

Um abraço especial a todos os botonistas gaúchos e aos leitores do blog da Riograndina.

Dia dos Pais

No dia de hoje, parabenizamos todos os pais, em especial aqueles que fazem parte de nosso quadro social: Ademir Duarte, Alessandro Rosa, Carlos Perazzo, Cristiano Oliveira, Edi Polo "Chacrinha", Ivan Ribeiro, Jesus Cruz, Leonardo Ferreira, Omar Andrade, Roberto Rosa, Ronir Oliveira e Silvio Silveira. Estou me referindo aos filhos de sangue!

Pois, a adoção rola solta na Gomes Freire, aliás desde os tempos de Saraiva. É provado, por exemplo, que o Silvio já adotou o Michelzinho. Seria ele o filho homem que a "Anaconda" sempre desejou?
Esta foto acima evidencia o que ocorre na calada da noite... Michel, que sofre de enurese noturna, ao chegar no banheiro se olha no espelho e vê o "bicho-papão" e, consequentemente, vai correndo dormir na cama do papai!

Brincadeiras a parte, Feliz Dia dos Pais a todos os papais botonistas!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jesus tá cada vez mais "Vovô"

Ontem, foi comemorado em nossa sede social o 42° aniversário do nosso amigo Jesus. Ele, que é torcedor de quatro costados do Sport Club Rio Grande, proporcionou ao nosso quadro de associados três tortas saborosas para comemorarmos tal data festiva. Jesus, a família ARFM deseja que passemos muitas primaveras juntos, sempre unidos, amigos e regando nosso botonismo.


Campeonato Riograndino

Houveram apenas cinco jogos válidos pelo Campeonato Riograndino 2012. Não houve a terceira e última rodada em virtude do jogo do GFPA! Porém, os jogos que ocorreram abrilhantaram a  noite e deram continuidade ao futmesa pelos lados da Gomes Freire.

Pelos Lisos, ocorreram apenas três jogos:
Alex 1 x 2 Ronir
Ademir 1 x 2 João
João 1 x 0 Sandro G

Pelos Cavados, foram realizados somente dois jogos:
Silvio 1 x 0 Ronir
Azevedo 1 x 0 Sandro G

1 abraço a todos os botonistas do RS, em especial àqueles que batem sua bolinha em Porto Alegre!!!






quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Noite Atípica

A Gomes Freire, na noite de ontem, estava diferente. Não haviam botões sobre as mesas, e nossas patroas se fizeram presente (fato raro) para testarem os produtos Mary Kay, para deleite das mulheres e felicidade da Família Magnata, a qual suspeita-se levar uma porcentagem nos trâmites de cosméticos efetuados pela diretora de vendas que se fez presente em nosso nicho.

Porém, não foi apenas o mercantilismo que marcou a noite. Obviamente, nós também fizemos um assado regado a cerveja.


Além dos três representantes presentes na foto acima, Eduardo Buzina se fez presente, saboreou o churrasco de JBR e aproveitou para treinar uns arremates ao gol.

Voltando ao Campeonato Riograndino, amanhã teremos rodada decisiva de Lisos e Cavados. Começam a se definirem a Terceira e Quarta etapas.

Começam a ser definidos nossos representantes nos campeonatos da modalidade Livre que batem a nossa porta. Com relação ao Estadual Especial, o qual será organizado pelos amigos do Círculo Militar de Porto Alegre sob a batuta da FGFM, começa a se desenhar o time que irá representar nossa camisa: Duda, Silvio, Michel, Eduardo, Ronir e Leonardo. Estamos bem representados caso este elenco se confirme. Para o Brasileiro de Cavados organizado pela grande Afumeca de Cascavel, iremos ao Paraná com Duda, Michel, Eduardo e Alex.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Botão & Informação

O Campeonato Riograndino já tem duas etapas findadas, seja nos lisos, seja nos cavados. E a partir de agora desenrolam-se paralelamente a Terceira e Quarta Etapa de nosso Campeonato, que ao final do ano premiará o campeão da Gomes Freire...

Pelos Cavados, tivemos os seguintes jogos:
Azevedo 0 x 0 Ademir
Leonardo 1 x 1 Michel
Silvio 2 x 0 Mário
Mário 0 x 0 Ademir
Eduardo 1 x 1 Michel
Ronir 1 x 0 Leonardo

Destes jogos, destaca-se o empate entre Michel Texugo e Leonardo Magnata, jogo este no qual tivemos um excesso de "animosidade" durante e após a partida. Segundo o Duda, um clássico deste tamanho necessita a presença de "Pedro e Paulo" na Gomes Freire!

Pelos Lisos, também houveram jogos emblemáticos:
Rodalles 1 x 1 João
Jeferson 2 x 0 Eduardo
Azevedo 1 x 0 Rodalles
Ronir 0 x 1 Duda
Alex 3 x 0 João
Silvio 1 x 2 Rodalles

Destes jogos, destaca-se as semi-finais da 3ª Etapa: Alex x Jota e Silvio x Rodalles. Rodalles joga por um empate para chegar a final e Silvio necessita apenas de uma vitória simples para avançar à finalíssima. No outro jogo, após o clássico 3 x 0, João precisa marcar quatro gols em Alex, um resultado possível e que consagrará o técnico mais baiano do RS.

= = = = = = = = = = 

1 abraço a todos os web-leitores, em especial ao Sandrão da AFM Caxias!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Coluna do Presidente (Edição 57)

Saudações olímpicas a todos, mais uma semana que começa com esse humilde pasquim.
Como não poderia deixar de ser, o assunto só poderia ser jogos olímpicos. Estou encastelado em meu quarto, assistindo aos três canais do sportv (bah Cristian na minha grade o 35 é o canal rural), mais a Record e ESPN. Estou no quarto, pois a minha senhora (maldita megera) me proibiu de ver esportes na TV da sala, onde ela se esbalda assistindo vídeos da insuportável da Paula Fernandez. Dentro dessa verdadeira overdose de esporte de alto nível, algumas imagens não saem da minha mente. A melhor delas o bate-boca de duas das maiores malas da crônica esportiva nacional, o Galvão Bueno e o Renato Maurício Prado. Ao que parece o dito cujo Galvão foi de férias a Londres, dando-se ao luxo de narrar a chagada do Bolt nos 100 metros filmando de um celular, sentado no meio da torcida.
Neste momento o Brasil soma ao todo sete medalhas, O Cristian Costa havia previsto 21, O Marcus Vinicius Freire (chefe da delegação brasileira) espera 15. Mais comedidamente acho que o Brasil vai fechar com 12. Alguns fiascos que, no fundo, já esperávamos do Diego Hipólito e da Fabiana Mürer. A frustração do bronze doCielo. Os fiascos do basquete e do futebol feminino que demonstraram que os bons resultados obtidos outrora foram graças a boas gerações que pontualmente apareceram e levaram o Brasil na base do talento individual. O vôlei de quadra, tanto masculino como feminino que passa por entressafra, chegando às fases decisivas com dificuldade, mas ainda com chance de medalhar, mas saudando o ressurgimento do basquete masculino e a ascensão do handebol feminino. No futebol masculino a medalha de ouro virou obrigação, qualquer outro resultado será pífio. As medalhas brasileiras estão concentradas no Judô, na natação e na vela. Se eu fosse dirigente apostaria nos esportes de luta, que trazem muitasmedalhas, para alavancar a posição do Brasil no quadro. Claro, não vamos nos esquecer do vôlei de praia que sempre pontua para o Brasil
No mais, a lógica vem dando sem problemas, vide Michael Phelps e Usain Bolt. O nosso joguinho de botão, se fosse a única regra existente, jamais conseguiria ser um esporte olímpico, pois os atletas treinadores e dirigentes estariam sempre brigando para saber qual o melhor, liso ou cavado, qual seria o mais competitivo, se a “cobertura” tão odiada por nosso editor seria uma virtude ou um “câncer”, enfim, questões bizantinas muito gostosas de ser debatidas à beira de uma churrasqueira, assim como debater “O Ser e o Nada” do Jean Paul Sartre, ou seja, discussões que levam o nada ao lugar nenhum.
Bom, agora preciso me concentrar nas provas classificatórias da corrida do saco, onde o Uzbequistão é franco favorito ao ouro, seguido de perto pelo Quirguistão e pelos intrépidos atletas de Tuvalu. Até a semana que vem (caso eu não tenha sido internado antes na ala psiquiátrica).