segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013!

Desejamos aos nossos associados e amigos botonistas muito sucesso, muita felicidade e saúde para dar e vender. Que o ano vindouro seja marcado por muitas conquistas, não só nas mesas, mas também na vida!

sábado, 22 de dezembro de 2012

ANTES TARDE DO QUE NUNCA (Coluna Liso da Bahia)

Mesmo com mais de um mês de atraso, mas em respeito ao nosso querido amigo e colaborador Márcio Neves, estamos postando sua apreciável coluna acerca da nobre arte do curling, diretamente do local em que foi criado, a mítica Bahia de todos os santos.

...


Coluna Liso da Bahia (14ªEdição)



Macfumesa 2012
Copa Maceió de Futebol de mesa 2012
Da esquerda para a direita na foto: Zezeca(SE), Dudu(Alagoas), Carlos Alberto(Pernambuco), Rogério(Acra futmesa)(o botonista de camisa azul e branca).
Rogério foi o campeão do Macfumesa 2012 !
Final
Rogério 1 x 0 Carlos Alberto
Premiações:
Campeão: Rogério Lima(Acra futmesa)
Vice-campeão: Carlos Alberto(Pernambuco)
Terceiro lugar: Dudu(Alagoas)
Quarto lugar: Zezeca(Clube dos Amigos-SE)

Futebol de  campo
Vamos analisar dois diferentes estilos de jogo que são atualmente uns dos mais usados por muitos técnicos de sucesso no mundo do futebol:
Técnicos como Pep Guardiola, Tito Vila Nova e Marcelo Bielsa gostam de jogar ofensivos e marcar por pressão no campo do adversário. Sendo que Bielsa tem gosto pelas jogadas de velocidade enquanto Pep Guardiola gosta de esperar o momento certo para o passe decisivo(torço que ele retorne ao futebol), gosta de passes seguros de um para outro jogador para não perder a posse de bola, a preferência na maioria das vezes para os jogadores não marcados e o time apresentando muito toque de bola. Eles não fecham os espaços na defesa com duas linhas de quatro, marcam por pressão no campo do adversário e pressionam os volantes adversários para eles não conseguirem sair para o jogo tocando a bola. São marcados quem está com a bola e os que ele pode passar a bola até tomá-la. Se o time perde a bola, surge a oportunidade do contra-ataque, o adversário lançando nas costas dos zagueiros que neste esquema tendem a avançar(o Barcelona mesmo, os zagueiros avançam diminuindo o espaço entre os jogadores facilitando a troca de passes, mas perdendo a bola o time tem que ter muita atenção por que é sempre alto risco de sofrer o gol no contra-ataque). Ao perder a bola no ataque o Barcelona busca retomar a bola marcando quem está com a bola e para quem ele pode passar a bola, se adversário consegue o lançamento nas costas dos zagueiros que se encontram adiantados é sempre um grande sufoco na defesa do Barcelona e uma alta possibilidade de gol. O Barcelona não toma mais gols devido ao fato de manterem a posse de bola mais tempo em seu domínio e o cuidado que eles tem ao trocarem passes de não perder a posse de bola com facilidade.
Técnicos como Felipão, Tite e Roberto Di Mattteo do Chelsea,gostam de jogar com duas linhas de quatro fechando os espaços na defesa. Para o time ficar ofensivo basta adiantar a linha de quatro e marcar por pressão. O atual Fluminense, dirigido por Abel Braga quando forma a linha de quatro gosta de ter sempre um jogador marcando e um jogador na sobra. A maioria dos times europeus utiliza as duas linhas de quatro no sistema defensivo. Tanto o método do jogo ofensivo marcando por pressão quanto o com duas linhas de quatro quando bem aplicados geralmente mostram-se bastante eficientes.

Acra futmesa
Campeonato interno
Dudu pelo quarto semestre consecutivo a defesa menos vazada da Acra futmesa , coincidentemente pela diferença de um gol para o segundo colocado por mais uma vez. Segunda defesa menos vazada Danilo, sofreu 7 gols. Dudu sofreu seis gols no segundo turno. Fabrizio foi a terceira defesa menos vazada sofrendo oito gols.
Ataque mais positivo do segundo turno do campeonato foi Lucas com 37 gols, em segundo Fábio Lustosa com 31 gols, Danilo foi o terceiro melhor ataque fazendo 28 gols.
Classificação no segundo turno:
1º) Danilo 41pts
2º) Fábio 37 pts
3º) Lucas 34 pts
4º) Dudu 29 pts
5º) Fabrizio 25 pts
6º) Rogério 24 pts
7º) Waltinho 22 pts
8º) Aragão 21 pts
Confrontos
Quartas-de-final
Danilo 1 x 0 Aragão    Aragão 0 x 0 Danilo (Classificado)
Waltinho 2 x 0 Fábio   Fábio 1 x 3 Waltinho(Classificado)
Lucas 2 x 2 Rogério  Rogério 0 x 1Lucas(Classificado)
Dudu 1 x 0 Fabrizio    Fabrizio 0 x 1 Dudu(Classificado)
Confrontam-se nas semifinais do segundo turno
Dudu 2 x 1Lucas  Lucas 1 x 1 Dudu
Dudu classificado para a final do segundo turno
Danilo 1 x 0 Waltinho    Waltinho 0 x 1 Danilo
Danilo classificado para a final do segundo turno

Final do segundo turno
Danilo 1 x 0 Dudu;  Dudu 1 x 0 Danilo
Danilo com a vantagem do empate sagra-se campeão do segundo turno da Acra futmesa.

Série Ouro
O campeão do primeiro turno contra o vice-campeão do segundo turno em jogo eliminatório, enfrenta o vencedor do confronto entre o vice do primeiro turno contra o campeão do segundo turno.
Danilo 2 x 1 Rogério; Rogério 0 x 2 Danilo(classificado)
Lucas 0 x 0 Dudu; Dudu 1 x 2 Lucas(classificado)
Final
Lucas 1 x 1 Danilo; Danilo 1 x 3 Lucas
Lucas campeão da Acra futmesa de 2012!!!  Parabéns Lucas!
Na disputa pelo terceiro lugar
Rogério 4 x 0 Dudu; Dudu 3 x 0 Rogério
Série Prata
Fabrizio 0 x 0 Fábio; Fabio 0 x 1 Fabrizio(classificado)
Aragão 0 x 0 Waltinho; Waltinho 1 x 2 Aragão(classificado)
Final da Série Prata
Fabrizio 1 x 0 Aragão; Aragão 1 x 1 Fabrizio
Fabrizio campeão da Série Prata e quinto lugar na classificação geral do campeonato. Aragão vice-campeão da Série Prata e sexto lugar na classificação geral.
Pela disputa pelo terceiro lugar da Série Prata
Fábio 4 x 0 Waltinho; Waltinho 3 x 2 Fábio Lustosa
Fábio Lustosa sétimo lugar na classificação geral do campeonato e terceiro lugar na Série Prata. Waltinho oitavo lugar na classificação geral e quarto lugar na Série Prata.

Campeonato Baiano por Equipes Categoria Especial
Dias 15 e 16 de setembro foi disputado o campeonato baiano por equipes Especial 2012 .
Participaram: Academia(Salvador); Acra futmesa(Alagoinhas); Associação Baiana(Salvador); Clube 2004(Salvador); Grêmio Cosme de Farias(Salvador); Lapinha(Salvador); Liberdade(Salvador); Associação Ilheense(Ilhéus); Associação Santamarense(Santo Amaro da Purificação)
Semifinais            
Baiana 1 x 1Santo Amaro
A Baiana se classificou pois tinha a vantagem do empate.
Diógenes  1 x 0 Murilo;
Gabriel   1 x 1  Léo de Santo Amaro
Davi       0 x 2 Hamilton Mutti jr.
Lapinha 2  x  0 Clube 2004
Bob 2 x 0 Renivaldo
Ivo 1 x 1 Jefferson
Rogério Horta 1 x 0 Daniel
Finais 
Baiana 1 x 0 Lapinha
Diógenes 0 x 0 Ivo
Roberto Fera 3 x 1 Bob
Gabriel 1 x 1 Rogério Horta

Associação Baiana de futebol de mesa bi-campeã do Campeonato Baiano por equipes Especial(2011- 2012) !
Um abraço especial aos botonistas e leitores do blog da Riograndina


















sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COLUNA DO PRESIDENTE (ESPECIAL DE FIM DE ANO)

Prezados Amigos leitores deste humilde espaço, traço estas poucas linhas, porém carregadas de emoção, para lhes agradecer por prestigiarem nosso blog e, em especial, minha modesta coluna. Espero que no ano vindouro, já que infelizmente o mundo não acabou coletivamente na data de hoje (21/12), continuando-se com o modelo individual, possa continuar contando com a atenção de todos os amigos. O ano de 2013 será de grandes desafios, pois deixarei a presidência da ARFM após o Estadual Especial por Equipes, já que é da essência da democrácia a alternância de poder e estarei assumindo a editoria deste blog com exclusividade. Espero contar com a ajuda e compreensão de todos. Um feliz 2013 a todos os amigos do "esporte da taubinha", seja no curling ou no barro, muita paz, muita saúde e muitas vitórias. Fui!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Coluna do Presidente + Resenha do Perazo

COLUNA DO PRESIDENTE (Edição 73)




Algum dia da semana entrando no ar, na base do: antes tarde do que nunca, mais um pasquim eletrônico.

A crônica de uma morte anunciada – Sim, maktub, estava escrito, a pífia jornada do time do afrodescendente de uma só perna encaminha-se para um ocaso previsível. A mera coadjuvância no encerramento das atividades do campeonato e do estádio de seu eterno rival, correndo o risco de derrota fragorosa. Mas trata-se de crônica de uma morte anunciada, há mais de trinta rodadas, basta esperar para ver, qualquer resultado diferente deve ser encarado como zebra.

Dr. Alex “o geriatra” – Absolutamente estrepitoso o sucesso da residência médica do amigo e esculápio Alex Antônio Degani Reis na clínica geriátrica, inclusive pela interação com seus pacientes, os quais, respondendo com tanta excelência ao tratamento, obrigaram o jovem médico a quebrar duas réguas. De nossa parte desejamos que este jovem praticante da arte de Hipócrates continue a dar alegrias a quem se encontra na “melhor idade”. 

J. Bahia “o oneomaníaco” – Após conseguir uma das maiores façanhas do curling ocidental ao eliminar o mítico Diógenes, nosso pseudo-baiano (ainda tem hífen?), que só conseguiu fazer isto no campeonato, entregou-se aos prazeres da compra na paradisíaca Salvador, trazendo para o sul, entre outras coisas, quinze berimbaus, doze atabaques e 53 camisetas do Olodum. Vixe Maria....

Taça RS de embarrados – Neste certame que reúne os melhores de cada entidade, nossas cores serão defendidas pelos botonistas Ronir Rodrigues de Oliveira ou, “A Lenda”, ou ainda “O bônus da chave” e, Leonardo Simões Ferreiras, vulgo “Magnata” ou para os mais chegados “Tegão”. Pelo que as carinhosas antonomásias deixam perceber, iremos apenas participar. Nossas chances de estar na zona de classificação, com todo o respeito a nossos abnegados atletas, ficou bastante dificultada pelo currículo dos mesmos, mas como o esporte da taubinha possui as suas mazelas como outrora afirmou o nostradâmico Hamilton Mutti Pai, é esperar para ver. Particularmente estarei torcendo por meu colega de profissão, o jovem Pedro Rodrigues Curi Hallal, lídimo representante dos professores adjuntos (no qual me insiro), nomeadamente aqueles que mais trabalham pelo desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras.

Ademir na taça geriátrica – Nosso querido Kdinho, um dos que mais entendeu o sexo oposto irá nos representar na taça da melhor idade, já reservamos vários vertix para o caso de o véinho ter algum piripaque, além de que Jesus Marcelo irá estar presente para trocar a fralda geriátrica de nosso atleta e ministrar o hidrafix e a alimentação endovenosa nos intervalos. Como já afirmou nosso “guerreiro”: quando eu respiro me dói um pouquinho! 

= = = = = = = = = =

RESENHA DO PERAZO

Ontem foi dia do nosso Ogro abrir as portas da sua confortável e aconchegante residência para receber os amigos da família ARFM. Perazo, morador do Senandes (para quem desconhece, localiza-se no meio do trajeto de Rio Grande até a Praia do Cassino) nos mostrou o bônus que é morar longe da correria e da selvageria da cidade. E foi neste ambiente bucólico que nos reunirmos, desde as primeiras horas da tarde até as 23 horas...

Perazo, expert em churrasco, preparou duas costelas (janela) suculentas, regadas a cerveja e deliciosamente saboreadas por todos os presentes. No fim, foi só alegria e tudo acabou na piscina.


Curiosidades do Dia:

1) Mário foi procurado até no galinheiro, mas não foi encontrado. Será que foi abduzido? Deve ter saído à francesa, antes do ônus de todo churrasco...

2) Duda caminhava pelos quatro cantos da espaçosa residência, sem usar a "guia" em nenhum momento. Chegou até a tomar banho de piscina sozinho. A tendência é que continue usando apenas o chip subcutâneo...

3) Ademir nos apresentou um dos três "mosqueteiros"... Foi embora cedo, deve ter ido dar um "tirinho"...

4) Baptista partiu no encerramento da noite, só após terminada a cerveja. Tava cambaleando. A cada três passos era um "dois toques"...

5) Quando o Silvio se atirou na piscina, a ala pertencente ao sexo frágil saiu da água, temendo seja engravidar, seja ser enlaçada...

6) Jota Bahia de sunga parece aqueles modelos da São Paulo Fashion Week. Desfilou para qual grife?? Ele é modelo fotográfico exclusivo da Michelin Pneus...

7) Guga arriscou-se ao se atirar nas piscina sem as bóias de braço... 

8) Magnata afirmou que nunca viu tanta galinha numa casa... 



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ademir é Campeão!

No último final de semana, Ademir Freitas tornou-se campeão em São Lourenço do Sul, ficando com o título da I Taça São Lourenço do Sul de veteranos. Ele, que é um dos idealizadores da ARFM no longínquo ano de 1979, mostra porque a Riograndina foi "Nascida para Ganhar!". Parabéns Ademir!
A foto acima mostra Ademir com os demais premiados: Ênero (São Lourenço), Jota Cláudio (da co-irmã Afumerg) e Ôchoa (São Lourenço).


Taça RS 2012

Nossos dois representantes brigaram até a última rodada atrás de uma vaga na fase eliminatória da competição, honrando a camisa da ARFM. Leonardo Ferreira teve resultados expressivos, porém pecou ao não vencer jogos pontuais contra adversários menos qualificados, e no final tais resultados fizeram toda a diferença na tabela de classificação. Sandro Azevedo parecia encaminhar sua classificação, porém nas últimas rodadas caiu seu rendimento, terminando por ser eliminado na última rodada, ao sofrer um gol antológico de Roberto (Santa Vitória). De qualquer forma, mais uma vez a ARFM mostrou que sua força está no grupo e que muito nos orgulhamos de poder contar com uma gama de botonistas competitivos, nos quais se inserem tanto o Magnata quanto o Falastrão! Valeu gurizada!

É nossa obrigação reconhecer o êxito do adversário, pois se estamos acostumados a vencer, temos orgulho de também saber perder. A verdade é que Marcelo Cepel (APFM) passeou pelas mesas lourencianas, e seu título foi apenas consequência do excepcional futmesa apresentado pelo mesmo! Parabéns Hamster Adestrado!


Balanço 2012

Mais uma vez, terminamos um ano como mandatários do futmesa gaúcho. Contra fatos não há argumentos! Vejam nossos êxitos nas competições disputadas por nossa camisa em 2012:
- Estadual por Equipes Liso: 3º Lugar
- Estadual Especial Liso: Campeão (segundo ano consecutivo) e 2º Lugar
- Estadual por Equipes Livre: Campeão (segundo ano consecutivo)
- Estadual Especial Livre: Campeão (quinto ano consecutivo)
- Brasileiro de Clubes: 3º Lugar
- Brasileiro Livre: Campeão
- Taça RS Liso: Campeão
- Brasileiro de Clubes Liso
- Brasileiro Liso
- Taça RS Livre
- Botonista Destaque da FGFM (Liso e Livre)

Alguma dúvida?


Coluna do Presidente
Ainda esta semana, teremos o atrativo máximo do blog sendo postado, sempre assinada pelo brain trust Mário Ribeiro com seu característico vocabulário rebuscado. Aguardem!

Coluna Liso da Bahia
Outro sucesso, será postado nos próximos dias, sempre informativa e com a visão inteligente do amigo Márcio Neves!